É possível garantir que seu familiar nunca sofra com falta de atendimento médico?
Os riscos da falta de atendimento médico podem ser minimizados com a utilização de um serviço de atendimento de emergências.
A falta de atendimento médico é um dos maiores medos dos brasileiros. E não se pode dizer que este é um temor sem justificativa. A complexa estrutura dos serviços de saúde no país nem sempre se mostra disponível.
Seja em uma emergência, ou na consulta com um especialista, é bem possível encontrar dificuldades para acessar o médico. Embora o país ofereça à população o maior sistema de saúde pública do mundo, na prática, o atendimento está longe de ser universal.
Então, o que fazer para driblar a falta de atendimento médico e garantir assistência? Confira neste post os riscos que as deficiências do sistema de saúde podem acarretar e como garantir acesso aos serviços médicos para você e para sua família.
Deficiências no sistema
Um levantamento realizado pelo IBGE em 2020, mostra como a falta de atendimento médico afeta os brasileiros. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) atestou que 26% dos brasileiros que buscaram assistência dos serviços de saúde não foram atendidos na primeira tentativa.
De acordo com o levantamento, cerca de 10 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas por um médico devido a motivos diversos. O resultado considera tanto a rede pública quanto os serviços privados de saúde.
Dessa forma, o temor das pessoas de não conseguir acessar um médico em um momento de emergência tem fundamento. A situação foi vivenciada por um em cada quatro brasileiros que responderam à pesquisa.
A situação se agravou nos dois últimos anos em virtude da pandemia do coronavírus. Consultas e cirurgias não emergenciais foram suspensas ou adiadas devido às restrições sanitárias para evitar a proliferação do vírus. A medida ocasionou um represamento nos atendimentos e o crescimento das filas nas unidades de saúde.
Diante deste cenário, é possível garantir que sua família nunca sofra com as dificuldades em receber atendimento médico?
Alternativas para garantir o atendimento
Alguns serviços são eficazes na prevenção dos problemas de atendimento médico. Eles garantem acesso a profissionais da área médica capacitados para prestar o suporte inicial ao paciente. Também são qualificados para realizar procedimentos necessários para garantir a saúde e o bem-estar em emergência ou outras intercorrências.
Confira alguns destes serviços.
Serviço de Enfermagem
No atendimento por meio do Serviço de Enfermagem, o paciente é atendido em sua residência, por uma equipe multidisciplinar de saúde. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais podem realizar o atendimento, de acordo com a necessidade do paciente.
Um dos grandes benefícios é dispensar a necessidade de que o paciente se desloque até o hospital para o atendimento. É um serviço indicado, por exemplo, para pacientes com doenças crônicas que demandam algum tipo de atendimento ambulatorial.
Ainda de acordo com a demanda do paciente, o atendimento nessa modalidade pode ser feito de forma temporária ou permanente. Trata-se de uma opção para oferecer uma recuperação mais rápida, segura e humanizada ao paciente.
De acordo com o Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), os serviços de enfermagem atendem mais de 1 milhão de pacientes no Brasil.
Telemedicina
Outra alternativa para que o paciente tenha acesso ao atendimento médico sem que precise sair de casa é a telemedicina. Ele permite, por exemplo, que mesmo a distância, o profissional da área médica monitore o paciente, compartilhe informações clínicas e resultados de exames.
Para permitir a interação entre médico e paciente fisicamente afastados, a telemedicina lança mão de diferentes tecnologias de comunicação. Assim, o telefone, a videoconferência e os aplicativos de comunicação remota viram ferramentas valiosas para as consultas.
A telemedicina ganhou um impulso considerável durante a pandemia da covid-19. Com a necessidade de isolamento social, médicos de diversas especialidades conseguiram manter seus atendimentos de forma remota, sem prejuízo aos pacientes.
A pandemia também acelerou a regulamentação da telemedicina no Brasil. Por meio da lei 13.989, sancionada pelo governo federal em 2020, a prática foi autorizada. O Conselho Federal de Medicina (CFM) também regulamentou a prática.
Atendimento de emergência 24 horas
O serviço de emergência 24 horas oferece suporte especializado para o pronto atendimento em situações críticas. O objetivo é garantir rapidez e agilidade nos cuidados, ampliando as chances de ampla recuperação do paciente.
A eficiência do serviço está ligada à capacidade técnica dos profissionais e à infraestrutura disponível para o atendimento. Dessa forma, além de socorristas e emergencistas treinados, o serviço deve dispor de UTIs móveis e equipamentos de suporte à vida.
Um eficaz sistema central de comando das unidades de emergência é o que garante a excelência no atendimento. Uma vez acionada, esta unidade identifica o tipo de emergência e providencia o deslocamento da equipe mais próxima. Também fornece à equipe de atendimento todas as informações sobre o estado clínico e o histórico do paciente.
Remoções
A mesma estrutura do atendimento de emergência 24 horas é demandada pelos serviços de remoção. Eles garantem segurança ao paciente no transporte entre diferentes unidades médicas ou para a residência do paciente.
Help
As alternativas listadas acima para driblar a falta de atendimento médico integram os serviços da Help Assistência Médica Hospitalar. Os mais de 25 anos de experiência atendendo urgências e emergências garantem aos pacientes resultados relevantes no quesito resolutividade: 95% das ocorrências atendidas pela Help são resolvidas no próprio local da chamada.
O atendimento oferecido pela Help não dispensa a contratação do plano de saúde. Na verdade, os dois serviços são complementares. Enquanto a Help oferece a melhor opção para o atendimento rápido e a triagem urgências e emergências, o plano de saúde oferece a continuidade do tratamento, quando necessário.
Sistema Siem
A Help participa, ainda, do Sistema Integrado de Emergências Médicas (Siem), que reúne serviços de emergência no Brasil e em 13 países da América Latina. Assim, clientes da Help estão cobertos mesmo fora do Brasil.
Os riscos da falta de atendimento médico no Brasil, infelizmente, são reais. Porém, é possível prevenir esta situação e se proteger, contando com o suporte de um serviço de emergências médicas como a Help. Lembre-se que esta é uma despesa. É um investimento na saúde da sua família.
Então, entre em contato com nossa equipe e conheça nossos planos.