Empatia e amor pela saúde: conheça Andreza, gerente da Central de Atendimentos
Desde muito cedo Andreza Ferreira sabia que sua vida seria trabalhar pela saúde do próximo. Instrumentadora cirúrgica e técnica em enfermagem, a atual Gerente da Central de Atendimentos da Help decidiu trilhar este caminho ainda na adolescência, quando trabalhou como recepcionista em uma clínica médica. “Comecei a me interessar e ajudava nos procedimentos de mamografia. Depois disso, nunca mais saí da área. Trabalhei no Hospital de Caridade, Hospital Florianópolis, Baía Sul e em uma clínica de exames de imagem”, contabiliza Andreza. A dedicação à saúde e ao bem estar das pessoas rendeu a ela reconhecimento e homenagens inusitadas. Durante seu estágio como técnica de enfermagem, por exemplo, a atenção dada a uma jovem gestante trouxe o convite para ser madrinha do bebê que nasceu. “A paciente de 17 anos estava com eclâmpsia e teria que induzir o parto normal. A criança nasceu com parada respiratória e teve distorce de ombro. A menina e o bebê ficaram quinze dias na maternidade e eu cuidei bastante deles. Depois da alta, a família me entregou uma carta com o convite para ser madrinha do menino”, recorda. Na Help, a missão de Andreza é receber e triar as ligações dos conveniados e encaminhá-las ao socorro mais adequado para cada situação.
“O real sentido do meu trabalho é a humanização do atendimento. Muitas vezes a pessoa que liga para nós está em pânico e a maneira que conversamos pode tocar os pacientes do outro lado da linha. As pessoas ligam para cá na emergência, quando a vó cai, o filho se corta… são sempre situações delicadas”, explica a profissional.Para Andreza, além de conhecimento e preparo, amor e empatia são os principais ingredientes para se trabalhar salvando vidas. “Preciso atender as pessoas como eu gostaria que atendessem a mim ou a minha família. Se colocar no lugar do outro é o primeiro passo para quem quer trabalhar na saúde”, finaliza.