Teoria, prática e autocontrole: conheça a enfermeira Jacqueline Góis
Zelar pela vida e saúde dos milhares de frequentadores do Shopping Iguatemi de Florianópolis é uma das missões diárias da enfermeira Jacqueline Góis. Há nove meses na Help, ela atende as ocorrências no ambulatório que a empresa mantém em um dos locais mais frequentados por turistas e moradores da capital catarinense. “Quedas, cortes, reações alérgicas e casos de pressão alta e baixa são as principais ocorrências atendidas”, relata Jaqueline. Formada pela Faculdade de Santa Catarina (FASC), desde cedo a profissional encarou a realidade dos atendimentos de emergência em estágios em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e em instituições como Maternidade Carmela Dutra e Hospital Regional de São José. Foi esta trajetória que trouxe a sensibilidade necessária para atender o público. “Muitas vezes o paciente chega pedindo apenas para aferir a pressão, mas eu acho importante perguntar o porquê, tentar saber o que está acontecendo com ele”, afirma. Na rotina de atendimentos a lojistas e frequentadores do Iguatemi, a enfermeira já se deparou com vários tipos de ocorrência, inclusive as mais graves. “Dias atrás atendemos um senhor que apresentava forte dor torácica que se irradiava para os membros superiores, sudorese e outros sintomas de infarto. Identificamos os sinais, estabilizamos o paciente e o encaminhamos para o hospital. Ele conseguiu se recuperar bem e veio agradecer emocionado”, recorda Jacqueline. Desde meados de 2017 na equipe Help, antes de assumir o posto ambulatorial Jacqueline ganhou treinamento nas ambulâncias da empresa e passou por capacitações como Protocolo de Atendimento e RCP (Reanimação Cardiopulmonar). “A Help oferece reciclagem constante pois temos que lidar com todo o tipo de situação”, garante a enfermeira. Para ela, formação, experiência e autocontrole são as bases para uma boa carreira na área da saúde. “Precisamos dominar totalmente a teoria, a parte prática e ter controle emocional”, aponta Jaqueline.