HIV. A transmissão pode ocorrer de várias formas
Final do ano chegou! Estamos finalizando o mês de dezembro. Este que é considerado o mês de conscientização e combate à AIDS. Vamos falar sobre essa doença?
AIDS é a sigla para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
O vírus que a causa essa doença é conhecido como HIV, sendo encontrado no sangue, secreções íntimas e leite materno de pessoas infectadas pelo vírus. Com isso, fica mais fácil entendermos que nem toda pessoa infectada pelo HIV tem AIDS, mas quem está com AIDS tem HIV. Assim, pessoa vivendo com HIV pode transmitir o vírus, mesmo não tendo ainda desenvolvido a doença.A transmissão pode ocorrer de várias formas:
Relação sexual sem camisinha por via anal, vaginal e oral; De mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou amamentação; Compartilhamento de agulhas contaminadas; Transfusão sanguínea com sangue contaminado pelo vírus; Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados, compartilhados. Para sua proteção, é imprescindível o uso do preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais e o cuidado para não compartilhar agulhas e objetos perfuro cortantes não esterilizados.Você acredita que teve uma relação sexual com pessoa infectada e não se protegeu?
Há disponível outra forma de prevenção caso isso ocorra, a Profilaxia Pós Exposição – PEP. Essa é uma forma emergencial de prevenção que pode ser realizada em até 72h após exposição, que trata as pessoas que não possuem o vírus e que enfrentaram situação de risco com possibilidade de infecção pelo HIV.Como é feito o diagnóstico.
