Blog
02. mar de 2022
BlogHelp,DICAS HELP

Como evitar de ir para o hospital durante a pandemia do COVID-19?

Saiba como evitar de ir ao hospital durante a pandemia e descubra soluções alternativas para não descuidar da saúde!

 

A pandemia de Covid-19 ainda é realidade no país e tem se tornado motivo de preocupação, especialmente entre aqueles que buscam estar com a saúde em dia. Isso porque os riscos de procurar por atendimento médico aumentaram, tendo em vista a crescente taxa de infecção em todos os estados do país. Nesse sentido, muitos se perguntam como evitar de ir ao hospital e, ao mesmo tempo, não descuidar da saúde e ainda estar prevenido para eventuais momentos de emergência na família.

Embora essa seja uma reflexão importante a se fazer, muitos desconhecem que já existem alternativas a esse impasse. Com o avanço das tecnologias e o investimento em soluções inovadoras pelo setor privado, os pacientes não precisam mais ponderar alguns fatores.

Pensando nisso, e tendo em vista as frequentes dúvidas relacionadas ao tema, elencamos alguns esclarecimentos sobre o assunto. Não deixe de conferir!

 

Por que evitar hospitais durante a pandemia?

Em primeiro lugar, é essencial ressaltar a importância de buscar auxílio profissional diante de situações adversas relacionadas à saúde. No entanto, tratando-se de um contexto excepcional de pandemia, é preciso refletir sobre alguns riscos que envolvem idas não essenciais ao hospital. Entre elas, a infecção intra-hospitalar.

De acordo com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, as evidências apontam que os hospitais apresentam maiores chances de transmissão que o transporte público, os bancos e lotéricas, por exemplo.

Em momentos críticos, não é raro que os estabelecimentos recebam pacientes que, embora apresentem outras queixas, correm grande risco de serem contaminados por aqueles que contraíram Covid-19. Isto, por sua vez, pode agravar problemas preexistentes e dificultar a recuperação, podendo levar a quadros ainda mais graves.

Além disso, tendo em vista o receio da população, é natural que as pessoas busquem mais atendimento médico diante de qualquer sintoma de Covid-19. Por outro lado, sobrecarrega o sistema de saúde e atrasa procedimentos de emergência. Portanto, coletivamente também vale refletir sobre a ida ao hospital no momento.

 

Quando é indispensável ir ao hospital na pandemia?

Como é possível deduzir, a ida ao hospital deve ser evitada em casos de queixas simples, como dores leves, sintomas de gripe comum sem maiores complicações, além de procedimentos como exames e consultas de rotina. Sempre que possível, prefira marcar o atendimento em consultório. Por outro lado, é fundamental ter em vista que é indispensável a ida ao hospital em casos mais graves de emergência, por exemplo:

  • Crises de dor intensa;
  • Dores no peito;
  • Sintomas de Acidente Vascular Cerebral (perda de força, fala arrastada, etc.);
  • Sintomas graves de Covid-19 (falta de ar, queda da saturação, etc.);
  • Acidentes que exijam suporte imediato.

A ida, nesses e outros casos similares, só é dispensável mediante a busca por soluções alternativas de atendimento médico e hospitalar, como veremos melhor a seguir.

 

Quais são as alternativas para obter atendimento médico sem ter que ir até o hospital?

Pensando em atender às demandas dos pacientes, já existem no mercado uma série de alternativas para aqueles que sabem da importância de evitar de ir ao hospital, mas não abrem mão dos cuidados com a saúde.

Antes mesmo da pandemia, essas soluções já eram realidade. Diante desse cenário, entretanto, o custo-benefício se tornou ainda maior para os pacientes. Confira!

 

Telemedicina

A telemedicina se tornou bastante conhecida nos últimos anos e se apresenta como alternativa às consultas realizadas em hospitais.

Por meio dela, o paciente pode entrar em contato com um médico através da ligação de vídeo ou áudio e tirar todas as dúvidas a respeito das queixas, dos sinais e sintomas.

A qualquer momento do dia, e no conforto do seu lar, você pode ter à disposição profissionais competentes das mais diversas especialidades para atender você e sua família.

 

Emergências 24 horas

Como visto, em situações de emergência, é fundamental buscar suporte hospitalar. No entanto, muitos desconhecem que, para essa questão, também existem alternativas.

Alguns serviços de Emergência 24H levam profissionais treinados, UTIs móveis e os melhores equipamentos hospitalares até você. Basta ligar para a central de atendimento a qualquer hora do dia que, a partir de uma triagem rápida, a equipe de plantão se deslocará da unidade mais próxima até a sua residência.

 

Serviço de Enfermagem

Por fim, uma solução interessante que cabe trazer é o Serviço de Enfermagem. Trata-se de um serviço de internação domiciliar realizado por uma equipe multidisciplinar, pelo qual o paciente pode se recuperar fora do hospital.

O atendimento realizado por médicos, enfermeiros e outros profissionais dependerá das necessidades do cliente e da disponibilidade da família para os cuidados diários com o paciente. Além de evitar os riscos de contaminação, o Serviço de Enfermagem também proporciona recuperação rápida e humanizada, tendo em vista o suporte emocional dos familiares.

 

Como a Help pode auxiliar você e sua família?

A Help Emergências Médicas é uma empresa que oferece atendimentos pré-hospitalares no domicílio do paciente ou via telemedicina. A instituição é a primeira e mais atuante neste setor em Santa Catarina. Com ampla experiência no mercado, a Help obtém sucesso de 95% no suporte prestado, evitando o deslocamento desnecessário de pacientes ao hospital. Isso se deve, em grande parte, à competência da equipe e à estrutura oferecida.

Isso inclui ambulâncias equipadas com medicamentos intravenosos que complementam os serviços do plano de saúde da família. Entre os diferenciais da Help, está a central de atendimento, capaz de responder a diversas solicitações de maneira simultânea e eficaz para encaminhar o que for necessário.

Além disso, os clientes da Help estão cobertos por um sistema integrado de emergências que reúne serviços pelo Brasil e pela América Latina. Assim, quando estiver em viagem para os destinos cobertos, o paciente poderá ser atendido pela Help sem qualquer custo adicional.

Evitar de ir ao hospital na pandemia pode prevenir riscos de infecção por coronavírus em um momento crítico no que se refere às taxas de contaminação. No entanto, isso não precisa ser um empecilho para cuidar da sua saúde e da sua família. Com a Help Emergências, você pode ampliar a cobertura do seu atual plano de saúde com serviços a domicílio, telemedicina, Home Care, entre outros.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como evitar ir ao hospital na pandemia, não deixe de conferir as soluções da Help para você e para a sua família!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.